MORRO DE SÃO PAULO AGORA SÓ ENTRA RICO, “OU PAGA OU VOLTA”

A partir da próxima quarta-feira (27), a prefeitura de Cairu passará a cobrar a absurda taxa de R$15 a todo turista que for para Morro de São Paulo, no Arquipélago de Tinharé, Baixo Sul da Bahia. A Taxa de Preservação Ambiental (TAP) será cobrada logo após o desembarque do visitante. Sem oferecer nada que justifique a cobrança o prefeito da ilha  se defente dizendo que  a “taxa tem o propósito de controle, proteção e preservação do meio ambiente”.

Mesmo sendo imoral o tal pedágio é legal e o turista não tem opção, “ou paga ou não entra” segundo a prefeitura a tarifa é respaldada na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional (CTN), que autorizam o município a instituir taxas, no exercício regular do Poder de Polícia. A taxa é consideradá discriminatória, uma vez que impede a entrada de qualquer pessoa que não tenha o valor de R$ 15,00 para entrar no Morro, mesmo que seja apenas para visitar um parente ou a negócios. 


Apesar de muitos comerciantes do local discordarem do “pedágio” pois nunca se vê resultados da aplicação do dinheiro recolhido nem mesmo a prestação de contas, outros, gostam da idéia e chegam a fazer afirmações absurdas como um dos comerciantes consultados por nossa equipe, segundo ele quanto mais evitar que pobres visitem a ilha melhor para ele, “meu negócio é para rico, aqui so vem que pode pagar caro, não to nem ai para essa renca de farofeiros de Valença, Santo Antonio e região” disse ele. Lamentável

A cobrança do tributo será feita apenas a quem visita o Morro de São Paulo. A Lei não será aplicada em Boipeba, Garapuá, Moreré, e Gamboa, apesar de fazer parte do arquipélago e compor a APA de Tinharé Boipeba.

One response to “MORRO DE SÃO PAULO AGORA SÓ ENTRA RICO, “OU PAGA OU VOLTA”

  1. Caros leitores!
    Moro em Morro de São Paulo ha 13 anos e como cidadã do Morro posso afirmar que essa taxa é um absurdo e que alem disso, não fazem nada com o dinheiro para beneficiar o Morro. Somente para super faturar. Faz 2 anos que foi proibida essa taxa por ser uma falta de respeito com os turistas e até agora não voltou a ativa e creio que nao vai voltar pq dessa vez vamos ficar de olho para não roubarem esse dinheiro.
    Gostaria de saber o nome do estupido que falou tal absurdo que o morro nao entra pessoas pobres. Como moradora digo: Morro de São Paulo é para todos, independente que tenham dinheiro ou não.
    Condordam comigo?

Comentários fechados