Milhares de pessoas participaram da Celebração Zilda Arns em Curitiba neste sábado

bispos A direitaMais de 32 mil pessoas de todos os estados brasileiros reuniram-se na noite desse sábado, 10/01/2015, no estádio da Arena da Baixada em Curitiba-Paraná, para homenagear a obra e a vida da médica brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Durante a “Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças”, voluntários e admiradores reafirmaram o compromisso com a proteção da infância e manifestaram o apoio ao pedido de beatificação da médica.

A celebração eucarística conduzida por Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e animada pelo Padre Reginaldo Manzotti contou com a presença de 20 bispos, além de padres e irmãs religiosas. Várias caravanas da Bahia, inclusive da Diocese de Amargosa marcaram presença no evento.

De acordo com o filho de Dra Zilda, Nelson Arns, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, o evento foi resultado de uma rede nacional de mobilização que coletou assinaturas para a moção de apoio à beatificação. O documento com mais de 130 mil assinaturas foi entregue durante a celebração eucarística à Arquidiocese de Curitiba. O próximo passo será o encaminhamento do processo completo para o Vaticano.

Para o Arcebispo da Paraíba e membro do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, Dom Aldo Di Cillo Pagoto, responsável pelo anúncio de que a Igreja do Brasil daria início ao pedido de beatificação de Zilda, o reconhecimento da médica representaria a valorização do enorme legado deixado por ela.

A primeira parte da celebração relembrou a história de Zilda e a criação da Pastoral da Criança e apresentou um retrato da infância brasileira. Hoje, a Pastoral da Criança atende 73 mil gestantes e 1 milhão e 200 mil crianças de zero a seis anos. São 200 mil voluntários atuando em 36 mil comunidades brasileiras. A Pastoral da Criança também está presente em 21 países.

Texto: Carolina Pompeo/Fotos: Hélio Alves