Lula deixa reeleição em aberto e fala sobre renovação política: ‘Vou pensar em 2026’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em entrevista exclusiva à CNN Internacional, que ainda não tomou uma decisão sobre sua candidatura à reeleição em 2026, indicando que a questão será avaliada no momento oportuno. “2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso (reeleição) com muita sobriedade e seriedade”, disse ao responder à jornalista Christiane Amanpour. Questionado sobre a questão etária, já que estará com 85 anos ao final de um novo mandato, Lula afirmou que “governar não é como praticar esportes” e destacou que a capacidade de governança não depende de juventude, mas de “competência, mentalidade, saúde e compromissos”.

Ainda sobre uma possível disputa eleitoral, Lula explicou que estaria disposto a concorrer novamente caso a coalizão progressista identificasse a necessidade de enfrentar uma candidatura de extrema-direita que negue a ciência e a medicina. Contudo, afirmou que prefere que não seja necessário e que outros nomes apareçam para promover uma renovação política.

A declaração reforça o tom adotado por Lula em entrevistas anteriores, como a concedida à rádio CBN em junho, quando disse: “Tem muita gente boa para ser candidato. Eu não preciso ser o candidato”. Em 2022, ainda durante a pré-campanha, o presidente chegou a afirmar que seu objetivo era entregar o governo em 2026 a outra liderança com o país em uma situação melhor.