Lula causa polêmica ao dizer que amantes são mais amadas que esposas


A fala ocorreu durante um evento em memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou atenção nesta quarta-feira (8) durante um evento no Palácio do Planalto, ao fazer uma analogia inesperada sobre a democracia. Em sua fala, Lula afirmou ser um “amante da democracia” e justificou a comparação dizendo que, em muitos casos, “os amantes são mais apaixonados do que os maridos”.
“Eu diria que sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. E eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”, declarou o presidente.
A fala gerou reações variadas, com muitos comentando o tom inusitado e a escolha das palavras.
Questionado sobre a declaração, Sidônio Palmeira, indicado para assumir a Secretaria de Comunicação Social do governo, preferiu não comentar o episódio. “Ainda não assumi e não falarei nada”, disse ele.
A fala ocorreu durante um evento em memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023, que marcaram uma tentativa de golpe contra a democracia brasileira. O presidente utilizou o discurso para reforçar seu compromisso com a democracia, mas a comparação acabou ofuscando parte do tom oficial da cerimônia.