Juíza nega prisão imediata e determina fiscalização das garagens de ônibus em Ilhéus

A juíza eleitoral Wilma Alves Santos Vivas negou, por enquanto, o pedido de prisão em flagrante do prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, de secretários municipais e de dirigentes das empresas Atlântico e ViaMetro, após denúncia de possíveis irregularidades na circulação dos ônibus durante o segundo turno das eleições, neste domingo (25).

A decisão foi publicada após a Coligação Mais Bahia, Mais Brasil apontar possíveis descumprimentos da ordem judicial que determina transporte público gratuito e operação integral da frota no município.

A magistrada considerou que as imagens de ônibus estacionados na garagem da ViaMetro, divulgadas nas redes sociais e em reportagens, não são suficientes, isoladamente, para comprovar retenção irregular dos veículos ou prejuízo ao deslocamento dos eleitores.

OFICIAIS DE JUSTIÇA VÃO FISCALIZAR GARAGENS

Na decisão, a juíza determinou a expedição urgente de mandado para que um oficial de Justiça fiscalize as garagens e os principais pontos de transbordo de Ilhéus. O objetivo é verificar a quantidade de ônibus em circulação e eventual retenção injustificada da frota. O relatório deverá ser apresentado no prazo de uma hora.

A Prefeitura, a SUTRAM e as empresas Atlântico e ViaMetro também foram notificadas para apresentar, em até uma hora e meia, esclarecimentos formais e relatórios operacionais sobre a situação das garagens e das linhas durante a votação.

PEDIDOS DE PRISÃO E AUMENTO DA MULTA FICAM PARA DEPOIS

A Coligação Mais Bahia, Mais Brasil havia solicitado o aumento da multa para R$ 1 milhão por hora, além da prisão em flagrante de responsáveis pelo possível descumprimento da ordem judicial.

A juíza decidiu adiar a análise desses pedidos até que os envolvidos apresentem esclarecimentos e sejam reunidos elementos concretos sobre a operação do transporte público.

A decisão anterior que determina a circulação integral da frota e a gratuidade das passagens permanece em vigor. O Ministério Público Eleitoral foi comunicado para acompanhar o caso.

O Ilhéus 24h esteve nas garagens das duas empresas durante a tarde e registrou 11 ônibus na garagem da Atlântico e 43 veículos na garagem da ViaMetro. A Justiça agora determinou uma fiscalização oficial para verificar as condições efetivas de circulação do transporte coletivo no município.


WebmacX - Criação de Sites WebmacX - Criação de Sites