Jovem pede desculpa após aparecer em moto da PM fazendo gesto de facção em Morro de São Paulo

Um jovem foi flagrado fazendo gesto com dois dedos em cima de uma motocicleta da Polícia Militar, em Morro de São Paulo. O gesto, associado à gíria “Tudo 2”, é comumente utilizado por membros da facção criminosa Comando Vermelho. O jovem, que não é envolvido com nenhuma organização criminosa, pediu desculpas à corporação.

Nesta semana, dois policiais militares morreram em um tiroteio após um deles confundiu o outro com um assaltante. A confusão teria se dado porque o policial que matou o colega gritou “perdeu, perdeu”, uma expressão normalmente utilizada por criminosos.

O coronel Antônio Jorge, especialista em segurança pública, afirma que há gestos, palavras e tatuagens que identificam os membros de facções criminosas. O sinal de “3” com as mãos, representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital); o sinal com 4 dedos simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos; e o do Comando Vermelho é o V feito com a mão, em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados.