O Facebook anunciou nesta quinta-feira (15) a inclusão de dez novos recursos para quem usa o Messenger para trocar mensagens via Instagram. Em setembro do ano passado, a plataforma integrou os serviços do mensageiro à rede social de fotos, o que permitiu a expansão da base de usuários e tornou mais simples a gestão de conversas.
Uma das principais introduções é a possibilidade de conversar ou participar de videochamadas com amigos do Instagram e do Facebook pelo mesmo aplicativo. A integração também permite assistir a vídeos do Watch ou do IGTV juntos pela chamada.
As mensagens temporárias, famosas no Telegram e novas no WhatsApp, também desembarcam no novo Messenger. Com o modo ativado, o usuário escolhe se as conversas desaparecem depois de serem lidas ou quando você fecha o bate-papo. É uma forma de poder papear sobre assuntos delicados que não podem vazar de modo algum.
Confira a galeria de imagens das novas adições:
A rede agora oferece temas do bate-papo para personalizar as conversas com diversas cores e assuntos específicos como Amor, BTS e Orgulho LGBTQ+. Ainda na questão da tematização, é possível colocar efeitos animados nas mensagens — o que ainda não está muito claro como vai funcionar, já que a rede não demonstrou o que mudará.
Ela também trouxe as chamadas “figurinhas de selfies”, recurso que permite criar uma série de adesivos de boomerang com a sua foto para usar em uma conversa. A partir de agora, é possível criar um atalho com seus emojis favoritos para reagir mais rapidamente às mensagens recebidas, sem a necessidade de ficar procurando uma a uma na imensa galeria do celular.
Outra adição é a resposta a uma mensagem específica, como ocorre no WhatsApp e em outras ferramentas de chat. Em uma conversa de grupo, por exemplo, isso permite responder a algum comentário diretamente para a pessoa que o fez, o que evita problemas de comunicação ou que a interação se perca.
Mais segurança contra desconhecidos
A partir de agora, também é possível escolher quem pode ou não enviar mensagens diretas, o que deve reduzir o poder dos haters e minimizar o incômodo de ter que lidar com pessoas indesejadas. É possível apenas bloquear alguém ou denunciar se o caso envolver algum problema mais sério.
No mesmo sentido, o Facebook adicionou mais recursos de denúncia e atualizações de bloqueio. As denúncias passam a ser integradas à nova Central de Contas e podem incluir conversas completas e mensagens do Instagram. Quando você bloqueia uma conta, isso se aplicará apenas naquela plataforma e não a todas as contas que uma pessoa possa ter no Instagram ou Facebook. Se você adicioná-la na Central, verá sugestões de outras que pode querer bloquear também.
Como acessar os novos recursos
Para começra a usar essas novidades é necessário atualizar o aplicativo do Instagram. Usuários do Messenger não precisam executar nenhuma ação, pois as novidades já estão disponíveis no app — não é preciso ter conta nas duas plataformas para usar o serviço.
A versão web possui algumas das funcionalidades, mas a experiência completa só pode ser obtida no aplicativo para iOS e Android. Facebook e Instagram são as duas maiores redes sociais do mundo. Só na última, a estima-se um total de mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro.
Já recebeu a mensagem para atualizar seu Instagram? Conseguiu testar as novidades? Conte o que achou delas no campo de comentários.