INSCRIÇÕES PARA O ENEM PODEM SER FEITAS ATÉ SEXTA-FEIRA


Após tantas polêmicas sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentarem erros no ano passado, e a imagem da avaliação ficar à mercê de insinuações sobre falta de credibilidade, o Ministério da Educação resolveu tomar uma medida: publicou em edital que esse ano os alunos deverão checar se na mesma há defeitos de impressão assim que receberem as provas.

Na semana passada, o número de inscritos no Enem chegou a três milhões. Interessados podem se inscrever até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). A tutora do Portal Educação, Emileide da Costa, lembra que as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet.

Não é necessário pagar a taxa de participação alunos da rede pública e àqueles das escolas particulares que pedirem isenção. As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro.

Entre as exigências, o edital ressalta que o uso de celulares é expressamente proibido. Aqueles que levarem seus aparelhos deverão colocá-lo em um saco plástico, que ficará lacrado.

Alunos que participarem do Enem e tirarem uma boa nota no exame podem ingressar nas universidades do país e não precisarão passar pela seleção do vestibular. Existe também o benefício proposto pelo governo para àqueles que se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

É possível, outrossim, pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A prova ainda é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).


Fonte: Assessoria de Comunicação