III Sarau Resistir Mulher e Projeto Cultura em Movimento fortalecem a cultura e a resistência em Presidente Tancredo Neves

Na última sexta-feira, 28 de março, Presidente Tancredo Neves foi palco de um evento histórico para a cultura e a valorização feminina: o III Sarau Resistir Mulher, em conjunto com o Projeto Cultura em Movimento. A iniciativa foi promovida pela Associação de Mulheres Liberinas e pela AMBACOV (Associação de Moradores do Bairro Colina Verde), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal de PTN, Diretoria de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Durante a tarde, o público conferiu exposições de artesanato produzidos em oficinas ministradas por Cláudia Felis, Maria e Silene, além de uma envolvente abordagem sobre a cultura cigana com Gleice Keren. A história de PTN também foi lembrada com uma fala especial de Patrícia Brito, enquanto o artista Joel Lima encantou com suas obras e com as pinturas em cerâmica produzidas por crianças e adolescentes nas oficinas do Pré-Sarau.

O evento teve como destaque as apresentações dos alunos do Centro Educacional Nova Geração, que emocionaram com declamações de poesia sobre feminicídio, músicas e interpretações em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, foram realizados lançamentos e relançamentos literários:
📘 A Formiguinha, de Laiana Alves
📕 A Águia Metade Jacaré, de Victor Silva
📙 Florescer e Regida por Vênus, de Luzitânia Silva
📗 Narrativas Femininas e História Delas, da Associação de Mulheres Liberinas, com autoria e organização de Katiane Gomes e Jéssica Silva.

Um dos momentos mais simbólicos do dia foi a roda de conversa dedicada ao mês da mulher, mediada por Katiane Gomes e Denise Souza, discutindo a valorização, o protagonismo e os desafios enfrentados por mulheres e meninas da comunidade.

Encerrando com chave de ouro, o público curtiu uma noite cultural com shows de Joilson Oliveira, Lucas Oliver, Cris Santos, Maysa Maia e Nilton Nunes, celebrando a arte e a resistência com muita emoção.

A escritora e gestora de projetos Luzitânia Silva, da Associação de Mulheres Liberinas, destacou a importância do evento:

“Estamos comprometidas com a cultura, a leitura e os direitos das mulheres, crianças e adolescentes. O Sarau é uma ferramenta poderosa de transformação e valorização da identidade do nosso povo.”

A Associação de Mulheres Liberinas e a AMBACOV agradeceram a todos os parceiros e apoiadores que tornaram possível esse grande momento de empoderamento, cultura e resistência em Presidente Tancredo Neves.