Na madrugada desta quarta-feira, 18 de janeiro, Policiais Militares da 7º CIPM, lotados no Pelotão da cidade de Itabela, abordaram um veículo na altura do Km 744, na BR 101, próximo ao distrito de São João do Monte, após desconfiar do motorista, um idoso, que não teve a sua identidade divulgada, bem como os dados do seu veículo por parte das Forças Policiais, que ao ser abordado, demostrou certo nervosismo, que ao fazerem uma busca no veículo, foi encontrado 5 mil espoletas para recarga de munições, e 1.700 ( mil e setecentas) munições de calibres, . 36; .32; .28; e . 22. O motorista não sob explicar origem dos materiais apreendidos, sendo conduzido pra Sede da 23ª COORPIN, em Eunápolis, e apresentado para o delegado de plantão, que flagranteou por posse de munições e materiais de similares de recarga, sendo estipulado fiança, não foi informado o valor e se já foi recolhido o valor até o final desta matéria.
Ele teria sido recolhido para carceragem da referida unidade policial, onde se encontrava à disposição da Justiça. Lembrando que, se o pagamento da fiança for recolhido, ele irá liberado, para responder em liberdade pelo referido crime baseado na Lei do desarmamento. A Polícia Civil de Itabela, município onde o idoso foi preso, irá investigar a origem das munições e das espoletas, através de rastreamento, bem como, para quem iriam serem entregue, já que naquela região, esta havendo confronto entre Fazendeiros e Indígenas por conta de posse de terras que fazem ligação entre os municípios de Itabela, Prado e Porto Seguro.
O Secretario de Segurança do Estado da Bahia, Marcelo Werner, se manifestou dizendo: “Determinamos o reforço, no Extremo Sul, com equipes das polícias Militar e Civil, além da Força Tarefa. Atuaremos integrados com as instituições federais na região, buscando identificar autores de crimes e prevenir ocorrências ilícitas”, declarou o secretário.