Fonte: hs24horas
O cambojano Sum Bora, de 28 anos, foi resgatado nesta quarta-feira (7) após passar aproximadamente três dias preso numa fenda rochosa de difícil acesso em uma montanha na província de Battambang, no Camboja.
De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o homem andava no local à procura de excrementos de morcegos, no último domingo (4), quando sua lanterna caiu num buraco. Ele tentou recuperá-la, mas acabou escorregando e ficou entalado no vão.
Preocupados com o desaparecimento de Sum Bora (que já durava três dias), familiares começaram a fazer buscas na região, conforme informou o jornal local Cambodia’s Fresh News. O homem acabou sendo localizado pelo irmão, que pediu ajuda para resgatá-lo do local.
Fotos divulgadas pela polícia local registraram os trabalhos para executar a operação. Cerca de 200 pessoas participaram do resgate, que incluiu quebrar as pedras ao redor do homem para poder retirá-lo em segurança. A ação levou cerca de dez horas.
Retirado no início da noite de quarta, Sum Bora estava bastante fraco e debilitado. Ele foi levado a um hospital da região.
Bem diferente de “127 Horas”
O caso repercutiu e fez internautas relacionarem o acidente ao filme “127 Horas”, estrelado por James Franco, e que mostra um aventureiro passando o tempo citado no título preso em um cânion. Para se salvar, ele faz algo dramático – e que é considerado spoiler.
A história de Sum Bora, no entanto, tem nuances diferentes e longe de serem turísticas. Isso porque, no Camboja, os excrementos de morcegos têm valor comercial para pessoas mais pobres.
Os excrementos dos animais são vendidos a agricultores da região, que utilizam as fezes como fertilizante.
O país, inclusive, é um dos mais pobres do mundo, segundo dados mais recentes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Aproximadamente 35% da população vive abaixo da linha de pobreza.