Homem morde cobra até a morte após ser atacado pelo réptil; entenda

Um encontro incomum entre um homem e uma cobra intrigou autoridades na Índia. Santosh Lohar, de 35 anos, estava dormindo quando foi atacado pelo réptil temido por tantas pessoas ao redor do mundo. Em vez de gritar ou correr, a primeira reação de Lohar foi atacar o animal com uma barra de ferro e mordê-lo duas vezes.

Lohar trabalha na instalação de trilhos de trem em uma área florestada do estado de Bihar. Na hora de dormir, ele foi surpreendido ao ser atacado por uma cobra venenosa. O indiano agiu rapidamente e agarrou o animal, antes de mordê-lo duas vezes.

— Em minha comunidade, há uma crença de que, se uma cobra o morder, você deve mordê-la duas vezes para neutralizar o veneno — disse Lohar ao India Today.

Um estudo publicado em 2020 por um grupo de pesquisadores da Índia, Canadá e Reino Unido apontou que ocorreram 1,2 milhão de mortes por mordidas de cobras entre 2000 e 2019, uma média de 58 mil fatalidades por ano.

Em 2016, uma pesquisa organizada pelo National Health Mission estimou um total de 4.500 mortes por ataques do animal em Bihar, estado onde ocorreu o caso.

Apesar da sobrevivência de Lohar, não há evidências científicas que corroborem a ideia de que, caso uma cobra te morda, basta mordê-la de volta para “devolver” o veneno. A peçonha de uma cobra é armazenada em glândulas e é acionada somente pela mordida do próprio animal. O veneno é solto e acionado ao entrar em contato com a corrente sanguínea.

O trabalhador estava junto aos colegas no momento do ataque e foi levado imediatamente a um hospital. Segundo jornais locais, o homem foi tratado pelo doutor Satish Chandra Sinha e recebeu alta já no dia seguinte, após responder bem ao tratamento.