Google e Anatel lançam sistema para localizar chamadas de emergência no Android

As chamadas de emergência realizadas por celulares Android no Brasil ganharam um importante reforço de tecnologia. Em uma parceria entre o Google e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi lançado na quarta-feira (22) o Serviço de Localização de Emergência (ELS).

O recurso promete agilizar resgates, permitindo que a localização do usuário seja automaticamente compartilhada com os serviços de emergência, como polícia, bombeiros e o Samu.

De acordo com a Agência Brasil, o serviço é compatível com aparelhos Android a partir da versão 5.0 e funciona automaticamente, sem a necessidade de instalar aplicativos adicionais. O recurso está integrado ao sistema operacional e pode operar mesmo em situações de conexão instável.

Para garantir a privacidade, a Anatel esclareceu que os dados de localização só são compartilhados durante ligações de emergência, não sendo acessados ou armazenados em outros momentos.

A Anatel destacou que a tecnologia será essencial para aumentar a precisão e reduzir o tempo de resposta em atendimentos de urgência, ajudando a salvar vidas.

“O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, informou a agência reguladora.