Café traz felicidade. O que a gente já suspeitava agora é um fato científico! Um estudo realizado por uma equipe da Universidade de Ruhr, na Alemanha, liderada pelo psicólogo Lars Kuchinke, mostrou que a bebida ajuda o cérebro no reconhecimento mais efetivo e rápido de palavras ou expressões positivas – como “amor” e “feliz” – em comparação com as negativas – como “raiva” ou “tédio”.
O estudo, publicado no site da revista Plos One, foi feito com dois grupos: um tomava pílulas de cafeína, enquanto o outro consumia placebos. Em seguida, ambos realizaram uma atividade em que tinham que diferenciar palavras reais de inventadas. A equipe cafeinada foi mais rápida nas tentativas. E esta maior velocidade se confirmava, principalmente, nas expressões consideradas positivas.
Os resultados apontam que cerca de 200 mg de cafeína – ou o equivalente a duas xícaras – são suficientes para fazer com que o cérebro ganhe esse “poder extra”, tanto na velocidade, quanto na precisão das escolhas.
Mas por que isso acontece? Segundo o site da revista Smithsonian Mag, os pesquisadores acreditam que o café age na área cerebral responsável pelos pensamentos positivos. E que a bebida ativa uma substância chamada dopamina, ligada a criatividade, impulsos e a recompensa.
Agora é fim de papo – como se houvesse alguma dúvida da relação do café com a felicidade…
Por: Lucas Tavares