Analise de Solo: Veja como fazer.
Agricultura se desenvolveu muito depois que aprendemos que o solo possui os nutrientes essenciais as plantas em quantidades diferentes, e que a plantas necessitam destes nutrientes em quantidades diferentes, sabe-se que alguns elementos químicos o podem ser tóxicos para as plantas. Portanto ao realizar analise de solo é possível o profissional da área fazer a recomendação correta para neutralizar o elementos tóxicos e colocar e equilibrar os elementos que cada tipo de lavoura necessita, garantindo ao produtor um aumento da produção por área aliado a boas práticas de manejo.
Analise química e física de uma amostra de solo permite definir as doses corretivos e fertilizantes a serem aplicadas.
Para fazer analise de solo, o agricultor deve procurar um técnico agrícola ou um agrônomo que irá orientar como realizar a amostragem da área, e o mesmo enviará para um laboratório especializado. E aqui vamos fazer algumas orientações e cuidados que devem tomados no momento da amostragem.
Quando Coletar?
Em culturas anuais e bianuais faça a analise antes do plantio. Em culturas perenes com por exemplo o cacaueiro, fazer analise química a cada 02 anos. Analise física faz apenas uma vez.
Forma de Fazer Amostragem
Se for amostrar toda a propriedade ou uma área grande com diferentes declividades, dividir a área como mostra a imagem abaixo. Dividir a terra em glebas, se a área for homogênea cada gleba pode ser de ate 05 hectares.
Qual a profundidade da coleta?
As profundidades que costumamos amostrar são de 0-20 cm e de 20-40 cm, para a maioria das lavouras.