EMPRESÁRIOS PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE COMO VENDER PARA A PREFEITURA.‏

Na tarde desta quinta-feira (23), empresários e representantes do setor de licitação da prefeitura estiveram reunidos na sede da ACE/CDL para discutir como as empresas do município podem vender para a prefeitura. A reunião foi convocada pelo Secretário da Indústria e Comércio, Ademir Costa, ao perceber a dificuldade das empresas locais em participar das licitações.

Para Ademir Costa, os empresários não participam de licitações por não estarem devidamente orientados e desacreditarem na prefeitura. “Existe um grande mito em torno da licitação pública quanto à documentação. A prefeita já havia demostrado o interesse que as empresas do município participassem mais das licitações e hoje podemos concretizar mais uma mudança no cenário de Valença. Vamos agora em parceria com a ACE/CDL buscar a capacitação para esses empresários e inverter essa situação.” afirmou Ademir.


O ponto mais abordado durante a reunião foi sobre a divulgação da abertura dessas licitações, os empresários alegaram que nunca ficam sabendo sobre as licitações e questionaram porque esses editais também não são publicados em jornais e veículos de comunicação de circulação local.


Luiz Inácio, Procurador do município, respondeu aos questionamentos afirmando que a prefeitura segue as orientações legais e todos os editais são publicados nos jornais a Tarde, Correio da Bahia e ficam também a disposição no site da prefeitura. ”Quem participa desse processo de licitação sabe exatamente como e onde encontrar esses editais, na verdade o que leva os empresários do município a não participarem das licitações é o fato de acharem que o processo é carta marcada, e nós estamos aqui para desmistificar isso. Não existe preferência nem irregularidades em todo o processo, aliás, a licitação é aberta ao público e qualquer pessoa pode assistir afirmou Inácio.


Durante a reunião ficou definido que os editais a partir de fevereiro ficarão a disposição no site da CDL(www.cdlvalenca.com.br) e deverão ser publicados também no Jornal Valença Agora. As instituições empresariais ficarão responsáveis por promover o treinamento dos empresários para concorrerem nesse processo.


Esta é a primeira vez que eu vejo a prefeitura convocar os empresários para discutir sobre o processo de licitação, um avanço muito grande para o município. Uma reunião muito produtiva e de resultados, agora vamos trabalhar juntos para fomentar o desenvolvimento das empresas no município” afirmou  Osni Melgaço, presidente da CDL de Valença,


Participaram da reunião, o Presidente da CDL, Osni Melgaço, o vice-presidente do SINCOMVAL, Otoniel Melgaço,  o Secretário de Planejamento, Alexandre Aquino, o Secretário de Administração, Ademar Barreto, o Presidente da Comissão de Licitação, Michel Pinto, o Procurador do município, Luiz Inácio e o Secretário de Indústria e Comércio, Ademir Costa .