Até o meio-dia desta sexta-feira (28), a Black Friday – promoção do comércio que promete grandes descontos – já gerou faturamento de R$ 248,8 milhões no Brasil apenas nas vendas pela internet. Foram 588.046 negócios com tíquete médio de R$ 423. A categoria mais procurada (42,27% das buscas) é a de eletrônicos, de acordo com o Busca Descontos, que organiza o evento, e a Clear Sale, especializada na prevenção de fraudes. Oficialmente iniciada à meia-noite desta sexta, a promoção abrange também lojas físicas de diversos segmentos e vai até o sábado ou o domingo, a depender do estabelecimento. Em São Paulo, o supermercado Extra localizado na Avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga, teve que adiantar na noite desta quinta-feira (27), em duas horas o início da liquidação em razão de um tumulto de consumidores. Os descontos chegaram a 70%. Além de eletrodomésticos, smartphones, utensílios de uso doméstico, alimentos e bebidas alcoólicas tiveram seus preços reduzidos. A Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio eletrônico no Brasil. Em 2014, a expectativa do setor é de que as vendas apenas nesta sexta ultrapassem a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez.