Dilma: Brasil preparado para retomar crescimento com ajuste e investimento em infraestrutura

ImageProxy
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste domingo (15), na Turquia, durante a primeira reunião de trabalho do G20, que o investimento em infraestrutura é central para o grupo. E que, por isso, o Brasil tomou diversas medidas para tornar o setor atraente às empresas internacionais.

“Vamos assegurar aos projetos o status de ativos globais, aprimorando sua atratividade e rentabilidade, reduzindo o risco regulatório e melhorando sua estrutura de governança . O nosso objetivo é atrair o capital privado para buscar uma maior eficiência dos recursos públicos”.

Para tanto, o Brasil já colocou na mesa os projetos de infraestrutura para o período 2015-2018. A segunda fase do Programa de Investimento em Logística (PIL) tem uma oferta variada de atrativos, com concessões em portos, aeroportos e nos setores rodoviários. No total, estão previstos investimentos de R$ 400 bilhões em logística e no setor elétrico. Dilma destacou que o Brasil já é um dos países em desenvolvimento com maior participação do capital privado em concessões.

Os projetos de infraestrutura com participação do setor privado responderam por 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011. “Nossa expectativa é aumentar esse patamar para 1,8% do PIB até o final de 2018”, afirmou. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em determinado período de tempo.