DEPUTADO JOÃO LEÃO: “O PP TEM COMO PLEITEAR CANDIDATURA DO GOVERNO AO SENADO”

O deputado Federal João Leão (PP), em entrevista ao repórter Marcus Augusto, do Voz da Bahia, iniciou falando a respeito da ideia da ponte que liga a Ilha de Itaparica a cidade de Salvador. Segundo o deputado, este conceito surgiu na época em que era secretário de infraestrutura do Estado da Bahia, “levei a ideia até o secretário de planejamento e também ao atual senador Walter Pinheiro (PT), o qual imediatamente comprou a ideia. Levamos até o governador Wagner, que também achou espetacular, mas até agora não saiu do papel”, elucida. Segundo João Leão, o projeto da ponte é viável, mas precisa-se fazer a duplicação dela até Santo Antônio de Jesus, “todo transporte que vem do Paraguaçu até Salvador, irá economizar 87 km de distância e um automóvel que economiza essa quantidade de quilômetros, dá perfeitamente para pagar um pedágio de R$ 100,00, pois economizará 50 litros de óleo diesel, é mais do que o valor do pedágio que ela vai pagar. Daí viabiliza a ponte no intuito de fazer com que não se tenham problemas na Ilha, segrega a rodovia e a BA101, que passa pelo meio da Ilha de Itaparica, vai ser exclusivamente para quem for para a Ilha”, explica. De acordo com Leão, foi orçado um recurso de, em média, quatro milhões e meio de reais e na época da construção do projeto, o valor do orçamento era de três milhões e meio. Com a duplicação, seria três bilhões e meio de reais. “Atualmente, estão calculando um valor de sete bilhões, mas não sei onde vão arrumar tanto dinheiro para isso”, alega.

Candidatura ao governo do estado: O deputado explica também que atualmente há 53 prefeitos que o acompanha de vários partidos e não apenas do PP (Partido Progressista), mas para se tornar um candidato a governador ou senador é preciso unir todos os candidatos para que lhe apoiem e não ser um candidato sozinho. “É preciso correr atrás, pois o PP é um partido forte que tem como pleitear candidatura do governo ao senado”, garante.
PROCON em Santo Antônio de Jesus: Com relação à instalação de um PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) em Santo Antônio de Jesus, o deputado comenta que a primeira coisa a se fazer é o próprio prefeito da cidade criar uma defensoria pública, principalmente para a classe mais pobre e depois estudar de que maneira levar um PROCON para o município. Ele afirma ainda que não tem como fazer uma avaliação do governo Humberto Leite (PDT) e nem da gestão de ACM Neto (DEM), uma vez que ainda é cedo para que se possa avaliar. João Leão diz que pretende continuar cuidando da população de Santo Antônio de Jesus e cidades circunvizinhas, “meu futuro é cuidar do povo, sou um sacerdote da política e continuo fazendo isso, meu sonho é que as coisas aconteçam na Bahia, sou mesmo um sonhador, só que consigo realizar meus sonhos”, completa.
Redação e Foto: Voz da Bahia- Laiana Vieira