O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu nesta quarta-feira (5) o pedido do Ceará para disputar a Sul-Americana, além da Copa do Brasil. O Vovô entrou com mandado de garantia na última segunda-feira (3) contestando a determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de que não pode disputar as competições simultaneamente. Após vencer o Tupi-MG, o Vovô avançou às oitavas de final na Copa do Brasil. O vice-presidente da equipe cearense, Robinson de Castro, garantiu que o clube tem elenco para disputar as duas competições.
– Nós temos elenco para disputar as competições (Copa do Brasil e Sul-Americana). Se for preciso, vai o Sub-20. Qualquer coisa, até eu vou para o campo – brincou o dirigente.
O Ceará conquistou a vaga na Sul-Americana ao vencer o Bahia na Copa do Nordeste 2015. Porém, com a determinação da CBF, a vaga na competição internacional havia ficado justamente com o Bahia, que foi eliminado na Copa do Brasil. Mas o Departamento Jurídico do Alvinegro argumenta que não há nada no regulamento do Nordestão que impeça o time cearense de participar das duas competições.
O diretor jurídico do clube, Guilherme Magalhães, explicou que o mandado de garantia deferido pelo STJD se baseia na lógica de que o regulamento precisa ser respeitado e que o Ceará possa jogar Copa do Brasil e Sul-Americana ao mesmo tempo por ter vencido a Copa do Nordeste deste ano.
No entanto, pelo próprio documento do Tribunal, a CBF tem três dias para recorrer da decisão ao Pleno do Tribunal. A entidade, em nota oficial, informou que recebeu notificação do STJD e que vai analisar a decisão antes de tomar alguma medida mais efetiva.
Na tarde desta quinta-feira, o Bahia disse que ainda não foi notificado sobe nada do caso e que não irá se posicionar. Agora, com a decisão do STJD, o Ceará tem como adversário o Sport pela Sul-Americana. Quem avançar enfrenta Tigre-ARG ou Huracán-ARG. (globoesporte)