Com direito a olé Vitória da Conquista vence o Bahia.

JHAIA
O Vitória da Conquista deu um grande passo para vencer o Campeonato Baiano pela primeira vez. Na tarde deste domingo (26), no estádio Lomanto Júnior, o time do interior teve uma grande atuação e venceu o Bahia por 3 a 0, com gols de Fausto, Diego Aragão e André Beleza.  A partida que define o título será no próximo domingo (3), na Arena Fonte Nova, às 16h.

Antes deste jogo, o Bahia tentará reverter o placar pela final da Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira (29), o tricolor reencontra o Ceará, na Arena Castelão,

O JOGO

As duas equipes começaram a final do campeonato mostrando muita vontade, mas sem grandes oportunidades de gol nos primeiros minutos. Aos 15 minutos, Kieza, em jogada pelo lado direito do ataque, cruzou a bola para área, interceptada por Viáfara. Dois minutos depois, Bruno Paulista cobrou escanteio para Maxi, que emendou um voleio que não assustou o goleiro conquistense.
Chance perdida
O time do interior teve a sua primeira grande chance aos 19 minutos. A defesa do Bahia vacilou e o atacante Tatu puxou contra ataque em grande velocidade, ficando de frente para Jean, mas, na hora de finalizar, mandou pra fora, decepcionando os alviverdes presentes no Lomanto Júnior.
Aos 24, Maxi recebeu bola dentro da área e cabeceou para a meta. Viáfara fez a defesa. O bode do sertão levou muito perigo aos 27. Depois de cruzamento de Apodi, Jean saiu mal, rebateu para os pés de Carlinhos, que chutou para o gol. Titi foi ágil e salvou o tricolor em cima da linha. Na sequência, pelo lado do ataque do Bahia, Tony cruzou para Maxi, que completou sem força para uma defesa sem sustos de Viáfara.
Aos 32, Carlinhos, livre de marcação, cabeceou por cima da meta de Jean. Aos 40, mais um encontro entre Tatu e Jean. A defesa do Bahia se atrapalhou mais uma vez, o atacante do Vitória da Conquista finalizou fraco e o arqueiro tricolor defendeu. O Bahia chegou ao ataque aos 42, mas Viáfara bloqueou o cruzamento de Léo Gamalho.
Segundo tempo

Fausto abre o placar
Aos 2 minutos, o Vitória da Conquista abriu o placar no Lomantão. Depois de cruzamento na área, Fausto, ex-Bahia, foi mais alto que a defesa tricolor e cabeceou para a rede, levando a torcida conquistense ao êxtase.
Aos 4, Kieza cruzou para Léo Gamalho, que cabeceou no canto e o goleiro Viáfara defendeu. O argentino Maxi Biancucchi levou muito perigo aos 10 minutos, quando recebeu lançamento e mandou a bola no travessão. No rebote, Souza chutou para fora. O Bahia seguiu em busca do gol de empate, mas sem causar grandes perigos.
Vitória da Conquista marca mais dois 
Aos 22, veio o castigo. Thales erra e o meia Diego Aragão aproveitou e com uma bela finalização, marcou. Era o segundo do time conquistense no Lomantão. Seis minutos depois, aos 28, o terceiro. André Beleza recebeu a bola dentro da área e bateu no canto de Jean. Foi o suficiente para que os tricolores começassem a deixar o estádio. Com o placar largo, o time do interior não teve problemas com o Bahia, que não teve forças para reagir nos minutos finais.

FICHA TÉCNICA:

Campeonato Baiano – Final (1º jogo)
Vitória da Conquista 3 x 0 Bahia
Local: Estádio Lomanto Júnior
Data: 26/04/2015
Horário: 16h
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo
Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias
Cartões Amarelos: Tatu, Viáfara, Fernando Belém (Vitória da Conquista) / Pittoni, Léo Gamalho (Bahia)
Cartões Vermelhos:
Gols:
Fausto, Diego Aragão e André Beleza (Vitória da Conquista)
Conquista: Viáfara; Apodi, Silvio Fernando Belém e Mateus Leoni; Fausto, Maicon, Diego Aragão e André Oliveira; Carlinhos e Tatu (Erivelton). Técnico: Evandro Guimarães.
Bahia:  Jean; Tony (Yuri) , Thales, Titi e Bruno Paulista; Pittoni (Zé Roberto), Souza, Tiago Real; Maxi (Rômulo) , Léo Gamalho e Kieza. Técnico: Sérgio Soares