Por. Eliane Cerqueira.
Vivemos em um contexto marcado pela multiplicidade de culturas e, por conseguinte, tem-se acentuado nos últimos anos os estudos que defendem o ensino-aprendizagem de línguas em uma abordagem intercultural em que língua e cultura são tidas como indissociáveis.
Na sociedade plural em que vivemos é inegável a necessidade de um ensino de idiomas que tenha alicerce intercultural e que trabalhe em prol da desconstrução de falsas crenças, de estereótipos culturais e de modelos de ensino que objetivem apenas oferecer aos alunos grupos de conteúdos gramaticais com pequena mostra cultural quase sempre impregnada de estereótipos.
É através do intercâmbio entre as culturas que as pessoas aprenderão umas com as outras no atual contexto marcado pelo desrespeito as diferenças e as singularidades próprias de cada ser humano. Respeitar as formas de ver e perceber o mundo que é própria de cada individuo é imprescindível para vislumbramos uma sociedade melhor com mais amor e menos guerra. Dessa maneira, utilizar as línguas estrangeiras como instrumento para romper barreiras culturais e aproximar os povos do mundo torna-se um caminho possível para o diálogo entre o mosaico de culturas e diversidades existentes.
O ensino-aprendizagem de uma Língua Estrangeira pode se constituir em uma verdadeira reconstrução identitária, pois através da aproximação e do diálogo entre as culturas os aprendizes têm a oportunidade de melhor entendimento do seu “eu”. Construímos nossa identidade a partir da interação, do conhecer e compreender diferenças culturais que dialogam com a nossa própria cultura.
Dessa maneira, precisamos repensar o espaço que estamos destinando as línguas estrangeiras em nossas vidas, pois aprender um novo idioma vai muito além de aprender regras gramaticais isoladas, é a oportunidade de imergir na cultura do outro e poder compreender aspectos antes considerados “estranhos” quando na verdade são apenas diferenças normais quando o distinto se aproxima, pois a linguagem é o fato social e é através do contato, da interação que ocorrerá a comunicação e falantes e ouvintes poderão se entender através de uma ação conjunta.
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