Muito se sabe sobre os benefícios da atividade física com frequência no organismo humano, como emagrecimento, prevenção de doenças e ossos mais fortes. A questão é que nem todas as pessoas conseguem fazer 150 minutos semanais de exercício aeróbico moderado, recomendação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o tempo ideal para que os benefícios sejam obtidos.
Seja por preguiça de treinar, sobrecarga do trabalho ou limitações físicas, imagine só se fosse possível obter os benefícios sem precisar sair de casa? Agora, o sonho de muita gente pode estar cada vez mais perto de se tornar realidade. Os pesquisadores de diversos laboratórios ao redor do mundo descobriram várias substâncias benéficas que são liberadas durante ou após a prática da atividade física. Agora, o objetivo é conseguir encapsular esses compostos para impactar no ganho muscular, queima de gordura ou aumento da capacidade pulmonar.
“Essa área está caminhando depressa. O exercício produz estímulos para a produção de determinados compostos que até muito pouco tempo não eram conhecidos”, explicou o educador físico Gustavo Cardozo, diretor técnico-científico do Centro de Medicina do Exercício DECORDIS no Brasil.