Em meio a um mundo cada vez mais acelerado e repleto de estímulos, a psicóloga Tovah P. Klein, diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil do Barnard College (Universidade Columbia), faz um alerta direto aos pais: “Os pais devem estar no controle e não entregar o celular como se fosse uma chupeta”.
Segundo a especialista, que há mais de 30 anos estuda os impactos do trauma na infância, a prática de oferecer dispositivos digitais diante do primeiro sinal de frustração infantil pode comprometer o desenvolvimento da resiliência — uma habilidade essencial para enfrentar os desafios da vida.
Tovah defende que o excesso de estímulos tecnológicos está gerando crianças menos tolerantes à frustração e mais dependentes de recompensas imediatas. Para ela, o papel dos pais deve ser de presença ativa, escuta e acolhimento, e não de terceirização do cuidado às telas.
A psicóloga compartilha ainda cinco pilares que considera fundamentais na criação: segurança emocional, limites claros, oportunidade para brincar, escuta ativa e o exemplo dos próprios pais. Ela reforça que educar com empatia e firmeza é o caminho para formar adultos mais equilibrados e preparados para as incertezas do mundo.