Os veículos apreendidos durante o Carnaval da Bahia podem ser retirados do pátio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) a partir desta quinta-feira (11). Conforme o órgão, até a terça-feira (9), foram realizadas 100 apreensões.
Os proprietários podem reaver os veículos por meio de pagamento da taxa de estacionamento e a regularização da documentação. Segundo o Detran, os carros e motos foram apreendidos diante da abordagem de 2.362 pessoas e 1.084 veículos, em operações que contaram com o apoio da Polícia Militar.
A fiscalização do Detran atuou também na avaliação de 200 trios elétricos e carros de apoio, antes do desfile, com postos técnicos no Campo Grande e na Barra. Neste quesito, o órgão disse que não foram registradas irregularidades.
Durante o carnaval, o Detran diz que foram intensificadas as ações de fiscalização em vários pontos de Salvador, como blitzes da Lei Seca nos bairros de Paripe, Periperi (Subúrbio Ferroviário), Pirajá, São Caetano, Estrada da Rainha, Avenida ACM, Bonocô, Via Expressa, Avenida Juracy Magalhães e Vale do Ogunjá.
O Detran conta que 1.040 condutores foram submetidos a testes de bafômetro. Destes, 96 se recusaram a soprar o aparelho ou não passaram na avaliação de alcoolemia . O caso mais grave aconteceu no Ogunjá, com a prisão de um motociclista em estado de embriaguez, que vai responder por crime de trânsito. Em todas as operações, os condutores receberam material educativo sobre procedimentos de segurança. (G1/BA)