Segundo levantamento feito pela CNN no Google Trends, maior interesse por “Ozempic” aconteceu entre 24 e 30 de março deste ano
Nos últimos 12 meses, as tendências de buscas por “Ozempic” na internet se mantiveram relevantes. De acordo com levantamento da CNN feito no Google Trends, em junho de 2023, as buscas pelo termo somavam 38 pontos.
Em junho de 2024, somam 58 pontos. Mas o destaque foi a semana de 24 a 30 de março deste ano, em que houve um pico no interesse pelo medicamento na internet, atingindo a popularidade máxima de 100 pontos.
Entre as pesquisas relacionadas, o destaque está para termos relacionados ao “Ozempic natural“, como “Ozempic natural fórmula” e “Ozempic natural funciona“, que tiveram um aumento repentino no interesse de buscas no período analisado. Além disso, termos como “Ozempic natural receita“, “ozempic natural” e “ozempic de pobre” tiveram crescimentos de mais de 3.550%, 1.500% e 1.150%, respectivamente.
O Ozempic é um medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2 desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk. Seu principal componente é a semaglutida, um análogo análogo do hormônio GLP-1 que atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia.
Além disso, a molécula ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo a maior sensação de saciedade. Por isso, o remédio se popularizou, também, como um método de emagrecimento. Essa popularidade se reflete no interesse por buscas ao longo do tempo, conforme Google Trends.
Afinal, Ozempic natural existe?
Diante da alta popularidade do Ozempic – e pelo seu custo – muitas pessoas buscaram alternativas naturais ao remédio, como o Psyllium (fibra solúvel obtida através da casca das sementes da planta Pantago ovata). Segundo o Google Trends, as buscas pelo ingrediente tiveram um aumento de mais 800% nos últimos 12 meses.
Segundo especialistas ouvidos pela CNN, embora o Psyllium tenha propriedades que levam à saciedade e melhoram a regularidade intestinal, não há evidências científicas robustas que comprovem a sua eficácia direta no emagrecimento.
“O termo ‘Ozempic Natural‘ é uma forma de propaganda enganosa, já que não existe uma alternativa natural direta para medicamentos prescritos como o Ozempic”, afirma Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), em matéria publicada anteriormente na CNN.
Outra suposta alternativa natural que também se popularizou foi a berberina. No Google Trends, as buscas por esse termo tiveram um aumento de mais de 850%. Porém, o uso da berberina sem acompanhamento médico pode causar efeitos colaterais e apresentar riscos à saúde, incluindo possíveis interações medicamentosas e intoxicação e lesão hepática.
“É preciso tomar cuidado ao consumir os produtos vendidos como ‘fitoterápicos’, especialmente nas compras on-line”, alerta Fernandes. “Há vários casos de intoxicação por produtos ditos naturais cuja procedência é duvidosa e em que o risco de contaminação por fungos, bactérias e outras substâncias tóxicas pode ocorrer”, afirma Alvarenga.
CNN Brasil