Briga entre facções Katiara e Caveira leva terror à Maragogipe, foi tiro por mais de uma hora

RTEmagicC_e8833d10c5.jpg
Foto: Betto Jr.

Um tiroteio entre duas facções levou pânico à cidade de Maragogipe, Região Metropolitana de Salvador, neste domingo (20). Segundo moradores, cerca de 50 integrantes das quadrilhas Katiara e Caveira trocaram tiros por mais de uma hora.

O confronto começou por volta das 20h30, no bairro de Comissão, reduto do Bonde do Maluco, grupo filiado à facção Caveira. Moradores contaram que dois integrantes da Katiara chegaram atirando em um beco, onde estavam alguns integrantes do bando rival.

“Eles chegaram atirando na área do outro bando e correram, com o intuito de atrair os desafetos para uma emboscada”, contou um morador do bairro. Moradores se trancaram em casa enquanto as ruas foram tomadas por homens armados de fuzis e metralhadoras, que estavam a pé e também em motocicletas.

O tiroteio se estendeu para os bairros de Boiada, Cabaceira, Alto do Sacramento e Beco do Baiúca. Paredes de casas, estabelecimentos comerciais e carros foram perfurados pelos tiros. “Foi terrível. Eles chegaram a invadir algumas casas durante as perseguições. Um milagre ninguém ter sido atingido”, disse uma morada.

A polícia local pediu reforço e guarnições do Pelotão Especial da Polícia Militar de Cruz das Almas chegaram à Maragogipe por volta das 22h. “Quando souberam da chegada da polícia, os grupos se dispersaram. Mas alguns integrantes da Katiara cruzaram com os policiais e houve outro tiroteio”, relatou outro morador.

O tiroteio foi confirmado por policiais militares. Já a delegada Ana Neide, titular da delegacia de Maragogipe, preferiu não comentar sobre o assunto. “Estamos em fase de investigação”, declarou.

Guerra
A briga entre as duas facções se acirrou com a prisão dos seus líderes na cidade: Gudival, chefe da Katiara, e Netinho, chefe do Bonde do Maluco, ligado à facção Caveira. Mesmo com líderes fora de circulação, os gerentes de cada facção deram continuidade à disputa pelo domínio do tráfico.

“Jack Clair e Fraim, da Katiara, estavam com facão na mão dizendo que queriam as cabeças de Gabriel e Binho, dois gerentes do Bonde do Maluco”, contou um morador. As localidades de Capa Gato e Cabaceiras estão sob o domínio da Katiara. Já o Bonde do Maluco controla Boiada, Come Chão, Cabaceiras e Alto Sacramento.

Moradores de Maragogipe estão apavorados com a violência local. “A situação aqui é muito crítica. Estamos com medo de andar até durante o dia. Eles passam de motos, atiram para cima. É um terror só”, disse uma dona de casa.

Ainda segundo moradores, os traficantes agem como se não tivessem medo da polícia. “O tráfico de drogas rola solto aqui. E não tem mais essa de traficar à noite ou em locais escondidos. Eles mexem com drogas a qualquer hora e, em algumas vezes, eles não estão nem aí para polícia e vendem no centro da cidade”, relatou a funcionária de uma farmácia.