Indígenas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fizeram manifestação na manhã desta segunda-feira em frente ao Palácio do Planalto. Eles bloquearam pista da Esplanada e o trânsito teve que ser desviado, sendo liberado às 12h40. Cem índios participaram do protesto, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal.
Eles reivindicam mais recursos para a Funai e a revogação da portaria 303, da Advocacia-Geral da União (AGU), que trata sobre a demarcação de terras indígena. A presidente Dilma Rousseff viajou nesta segunda feira para o Maranhão, onde participa da entrega de um conjunto habitacional do Programa “Minha Casa Minha Vida”. O grupo pedia um encontro com ministros para discutir os problemas nas aldeias. Eles serão recebidos pela Comissão de Diálogos Sociais da Presidência da República.
— A presidente está viajando, mas os ministros podem conduzir esse encontro com os povos indígenas. Toda vez que a gente vem aqui estamos sendo engolidos pelo governo. Queremos que a AGU excluía a portaria 303, que discrimina os povos indígenas , e também é preciso mais recursos para a Funai ‑ disse o cacique Luiz Salvador, do Rio Grande do Sul.
Segundo lideranças indígenas, um novo grupo também deve chegar amanhã para pressionar o governo a uma negociação. (O Globo)