Barreira sanitária: monitoramento com efetividade
A barreira sanitária vem desempenhando importante papel em Presidente Tancredo Neves. Funcionando 24h todos os dias, conta com uma equipe de colaboradores (funcionários do município), guardas municipais e equipes de segurança trabalhando em tempo integral.
Como tudo que é novo causa resistência, o estranhamento da população foi inevitável. Trazendo dificuldades para conscientização e manutenção dos novos protocolos exigidos para circulação na cidade. Em contra partida muitos dos habitantes tancredenses já se mostram adaptados e seguindo as orientações exigidas.
A cirurgiã dentista Ana Vittória Tittoni, Coordenadora da Barreira Sanitária, falou com exclusividade para o PTN NEWS sobre os efeitos da barreira na chegada da cidade.
“É um trabalho minucioso e só entenderemos a importância dele a longo prazo. Monitorar a entrada de pessoas no município, questionar sobre a presença de sintomatologias, conferir temperatura corporal e orientar a população sobre o auto cuidado cobrando destes novos hábitos a exemplo do uso constante da proteção facial (máscara) e isolamento social, é uma tarefa difícil porem tem apresentado resultados positivos de forma gradual, que podem ser comprovados nas ruas através do quantitativo populacional que estão aderindo a instrução, como também, aos índices de casos suspeitos e monitorados no município” destacou
A missão de passar a necessidade do auto cuidado e do cuidado com o próximo não é simples, por isso foram estabelecidas penalidades e a não flexibilização para com aqueles que não respeitem as normas de circulação, sendo muitas desses vezes necessário a intervenção da PM.
Precisamos cuidar mais uns dos outros.