A Bahia foi atingida por mais de 56 mil raios no último fim de semana, de acordo com dados da Climatempo fornecidos à Neoenergia Coelba, apurados pelo I75. A previsão é de que as tempestades continuem até a próxima quarta-feira (15).
Diante deste cenário, a Neoenergia Coelba triplicou a quantidade de equipes em campo para atender as ocorrências provocadas pela adversidade climática. Além dos danos causados diretamente na rede elétrica, com a queda de árvores e objetos sobre os cabos de energia, os temporais dificultam o atendimento a ocorrências. Os profissionais da Neoenergia Coelba enfrentam vias alagadas e obstruídas, deslizamentos de terra e inundações. A distribuidora está em constante contato com os órgãos públicos para superar as adversidades e atender todos os clientes.
As equipes no Centro de Operações Integradas também foram reforçadas, monitorando o sistema elétrico em tempo real. Além da operação, a distribuidora também adotou cuidados adicionais relacionados à segurança da rede elétrica e nenhum acidente foi registrado até o momento.
Em situações climáticas adversas, é essencial que a população tenha atenção para garantir a segurança de todos. A Neoenergia Coelba fornece as seguintes orientações:
- Se, durante um temporal, ocorrer o rompimento de um cabo, devido à queda de galhos de árvores ou raios, não toque nem chegue perto do local. Oriente as pessoas ao redor para não se aproximar e ligue para Neoenergia Coelba no número 116.
- Se a fiação cair sobre um carro, não tente sair de dentro do veículo e ninguém deve se aproximar do local. Oriente as pessoas ao redor a manterem a calma, ligue para a Neoenergia Coelba no número 116 e para os Bombeiros no número 193.
- Procure abrigo em lugar seguro. Fique longe de janelas e portas metálicas, especialmente durante a incidência de raios. Não se abrigue embaixo de árvores e evite campos abertos.
- Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos.
- Não faça serviços em locais externos e em telhados, como a instalação ou manutenção de antenas.
- Em caso de inundações, desligue o disjuntor geral da residência.