Em 2030, fazer viagens aéreas pode ser uma experiência muito diferente da que vivemos atualmente. Algumas empresas já pensaram no avião “sem janelas”, para um voo com uma vista panorâmica; outras investem no máximo do luxo, como a Singapure Airlines. Já o designer Oscar Viñals pensou em uma aeronave do futuro com emissão zero de carbono e que produziria sua própria energia enquanto está no ar. Com três andares e capacidade para cerca de 800 passageiros, ela recebeu o nome de AWWA Progress Eagle.
O transporte futurista representaria uma revolução na aviação. Em vez de usar combustíveis fósseis, que poluem o meio ambiente, o “avião do futuro” teria seis motores de hidrogênio, um motor traseiro com energia eólica e painéis solares. Suas asas também teriam um formato diferenciado com um design que as deixaria mais leve, para facilitar o voo. Dessa forma, a aeronave seria ecológica e, devido aos motores de alta tecnologia, seria 75% mais silenciosa do que as aeronaves tradicionais.
Outra característica desse avião é que ele teria uma estrutura bem maior do que as tradicionais. A maior aeronave do mundo, o Airbus 380, apesar de ter projetos para aumentar seu número de assentos para 544 poltronas em 2017, não chegaria aos pés da AWWA Progress Eagle. Esta teria cerca de 800 lugares distribuídos em três andares, com quartos privados, lojas e restaurantes. Dessa forma, o voo ficaria bem mais agradável e menos estressante. Para complementar, seria criada uma nova classe na parte frontal da aeronave chamada de “classe piloto”. Nela os passageiros poderiam viajar com um visual panorâmico.
Apesar de ser uma ideia inovadora, apenas 40% da tecnologia necessária para fabricar o projeto está disponível. Seria preciso utilizar células solares quânticas, micro captadores de ondas de rádio e nanofios para a energia cinética; que existem, porém, só nos melhores laboratórios e em quantidades reduzidas. Enquanto o avião não é fabricado, os viajantes que quiserem uma experiência diferente podem voar na aeronave com a temática do Star Wars ou na Icelandair, com uma iluminação que imita a Aurora Boreal.
Na Foto: o AWWA Progress