APRENDA A PREPARAR UMA DELICIOSA CANJICA NA PENEIRA

www.aindahoje.comMesmo com o surgimento do liqüidificador, D. Nilda, que tem 85 anos, não aboliu o uso da peneira para fazer o creme da sua receitade canjica. Regina, sua cunhada, hoje já falecida, não se rendeu ao aparelho eletrodoméstico, pois dizia que se o milho fosse batido com o bagacinho da casca, ficava com um gosto amargo. D. Nilda, então, optou por uma versão intermediária da receita, incluindo tanto o método artesanal quanto o mais moderno Veja como, mas antes confira os ingredientes

.Ingredientes:
20 espigas de milho grandes e de boa consistência
2 côcos médios;
1/2 xícara rasa de manteiga;
Açúcar a gosto;
1 pitada de sal.
Modo de preparo:
A partir do côco ralado e passado na peneira, extrai-se: um leite ralo, acrescentando-se um pouco de água; e um leite grosso. Reserve.
Rale o milho e passe numa peneira grossa, somente para tirar o bagaço. Em seguida, bata no liqüidificador com um pouco de água. Passe na peneira o líquido obtido. Acrescente água, se for necessário; e passe mais 2 vezes na peneira de nylon, para a canjica ficar bem fina.
Leve ao fogo esse caldo, junto com o leite ralo do côco, o açúcar, o sal e a manteiga, mexendo sempre. Quando o mingau endurecer, adicione o leite grosso do côco e mexa até ficar no ponto.

One response to “APRENDA A PREPARAR UMA DELICIOSA CANJICA NA PENEIRA

  1. Hummmmmmmm deliciaaaaaa, me deixou de agua na boca, saudades de quando minha mãe fazia, ow dona Noade queria muita passar o são João aí com a Srª..:) TE AMO MÃE…♥

Comentários fechados