A agência espacial norte-americana mostrou ao mundo como ele é a uma distância de 1,6 milhões de quilômetros do solo terrestre. Captado numa só imagem por uma câmara localizada no satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), o planeta volta a revelar os seus tons de azul como há quatro décadas.
A foto antiga (esquerda) e atual (direita) da Terra divulgada pela Nasa. Ambas mostram a predominância do azul. ()
A nova fotografia da Terra foi tirada no dia 6 de Julho de 2015, mas só foi compartilhada pela NASA este mês. A imagem uniu diversas tecnologias e foi criada através da combinação de três imagens tiradas separadamente para criar o que a NASA chama de imagem de qualidade fotográfica. A câmara tira uma série de dez imagens utilizando diferentes filtros para produzir vários produtos finais.
A NASA avança que a EPIC vai começar a fotografar, em breve, a Terra a um nível diário “permitindo, pela primeira vez, estudar as variações diárias que ocorrem em todo o globo”. As imagens, que ficarão disponíveis entre 12 a 36 horas após terem sido tiradas, vão ser publicadas numa página online que ficará ativa em Setembro. (IBahia)