Apagão cibernético global atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação

Um mega apagão cibernético está afetando a operação de companhias aéreas, empresas de comunicação, bancos e serviços de saúde em vários países ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19). O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam o sistema operacional Windows na empresa CrowStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.

Origem do problema

Informações iniciais indicam que o apagão teve origem em sistemas da CrwodStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. Em um comunicado, a empresa confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.

A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cybersegurança para algumas da maiores empresas do mundo para encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. A Microsoft assegura que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.

Efeitos na aviação

Aeroportos de cidades da Alemanha, Austrália, Holanda, Espanha e Índia afirmaram que estão enfrentando problemas técnicos com atrasos em check-ins e decolagens. Em Berlim, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas. A Eurowings, subsidiária da Lufthansa, disse que todos os voos domésticos e entre a Alemanha e o Reino Unido foram cancelados até as 15h (10h no Brasil).

No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, várias companhias aéreas estão fazendo o check-in manualmente. A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong informou que as companhias aéreas também mudaram o procedimento de check-in para manual e que voos não foram afetados.

Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas pediram uma parada global de todos os seus voos à Administração Federal de Aviação – agência reguladora americana. Assim, as companhias American Airlines, United e Delta paralisaram todos os seus voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, segue com as operações normais.

Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. As viagens que já estão em andamento continuarão normalmente.


Atrasos no Brasil

Aqui no Brasil, usuários de bancos reclamam que apps de bancos estão fora do ar.

No âmbito da aviação, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), informou que o apagão cibernético provocou atrasos de voos em Campinas. Segundo a concessionária, o problema global atingiu o sistema da Azul, que opera a maior parte dos voos no terminal, o que provocou alguns atrasos.

A orientação para o passageiro que tem voo neste sexta e não conseguiu realizar o check-in é chegar com mais antecedência que o usual e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.

Comentário

O apagão cibernético tem causado problemas em inúmeros serviços por todo o mundo. Bolsas de valores tiveram intercorrências nas operações, serviços bancários e de mídia foram afetados na Austrália. No Reino Unido, até as operações de trens e os sistemas dos computadores do serviço público de saúde caíram. Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais. Na Africa do Sul, um dos maiores bancos do país enfrenta problemas em todos os seus serviços. E na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris informou que também está lidando com problemas de TI, a uma semana do início dos jogos.

Seguimos acompanhando os efeitos do apagão cibernético, na torcida de que os sistemas sejam restabelecidos. A matéria está em constante atualização e traremos novas informações a qualquer momento.

Portal G1