Com 84 anos, o capixaba João Guerra Pinto, de Vila Velha, Espírito Santo, é a mais nova prova de que nunca é tarde para realizar sonhos. Após dedicar uma vida inteira ao trabalho, ele agora é calouro do curso de Gemologia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e decidiu vivenciar cada etapa dessa nova jornada universitária, recusando privilégios no trote e até raspando a cabeça, como todos os colegas mais jovens.
Para João, que sempre foi apaixonado por estudar, a idade nunca foi um obstáculo. Sua determinação em aprender algo novo o levou a uma rotina de preparação intensa, com oito horas diárias de estudo. “Nunca é tarde para aprender. Sempre soube que o caminho do bem era o estudo”, contou ele em entrevista à A Gazeta.
O apoio da família
Essa jornada de superação e motivação teve a força do suporte familiar. João concluiu o ensino médio através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e decidiu enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A notícia surpreendeu a família, mas ninguém duvidava da força de vontade de João.
Sua filha, Rosa Maria, foi um pilar essencial, resgatando apostilas antigas para auxiliar nos estudos do pai. A neta, Ariadne Bezerra, o ajudou a entender melhor o processo do Enem, além de orientar na hora de preencher o gabarito. Já Eliana Senna Bof, professora aposentada, contribuiu com a melhoria da escrita de João, reforçando seu preparo.