A chuva de meteoros Eta Aquáridas (η Aquáridas) ou Eta Aquarídeas acontece anualmente entre os dias 19 de abril a 28 de maio. Este ano, o pico de atividade dos meteoros será nos dias 05 e 06 de maio e a visualização dos meteoros será favorecida devido a a ausência da Lua, que deve ser nas primeiras horas da noite, fornecendo excelentes condições para visualizar os meteoros.
Os meteoros da Eta Aquáridas são provenientes do Cometa Halley que se separaram há centenas de anos. Quando a Terra passa pelos detritos do cometa, ocorrem essas eventuais chuvas de meteoros. A segunda chuva associada ao Halley é a chuva de Meteoros Oriónidas, que ocorrerá em Outubro.
Como localizar a radiante da Chuva de Meteoros?
Como o próprio nome diz, a radiante (ponto no céu aparente que se originam os meteoros) está localizado na constelação de Aquário, localizada ao Leste. Não é necessário observar apenas a constelação, uma vez que os meteoros irão riscar todo o firmamento.
Quantos meteoros podemos ver?
Segundo a BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network – Rede Brasileira de Observação de Meteoros), a taxa de visualização será de 40 meteoros por hora, dependendo das condições locais., especialmente para nós, observadores do hemisfério Sul pois a constelação de Aquário é melhor visível ao Sul da linha do equador, mas também nas latitudes tropicais e subtropicais do hemisfério Norte. O melhor horário para observar será nos dias 05 e 06 de maio, especialmente durante a madrugada, das 03:00h até pouco antes do amanhecer.
Procure um lugar afastado das luzes da cidade;
Acomode-se em um lugar confortável – procure um lugar que você possa se acomodar, proteger-se do frio e dos animais. Leve comida e mantimentos, afinal, você vai passar horas observando o fenômeno.
Não use fontes de iluminação artificial – Isqueiros, lanternas e outras luzes podem atrapalhar a visualização dos meteoros, além disso, o seu olho precisa de um certo tempo para se adaptar a pouca iluminação e essas fontes de luz podem atrapalhar esse processo. Use celular, sempre quando for necessário;
Use apenas o seu olho (não é necessário usar binóculos e telescópios para observar uma chuva de meteoros)
Aprenda a observar e procurar as constelações do céu. Aplicativos de astronomia como Stellarium, Sky Map, StarWalk (disponíveis para Android e IOS) são ótimos para ajudar a procurar constelações e planetas no céu;
Agora que você já sabe tudo sobre a chuva de meteoros Eta Aquáridas, não deixe de ver esse incrível fenômeno astronômico.
Bons céus a todos!