O município de Acajutiba (179 km), Litoral Norte, vive um momento de tensão neste período eleitoral. Os dois candidatos a prefeito tiveram as candidaturas indeferidas conforme edital 044-2012 da 21ª Zona Eleitoral. Alexandro Menezes de Freitas (PMDB) e José Luiz Mendes Brito (PTC) podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se perderem ainda caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois postulantes permanecem tocando a campanha, mas correm o risco de ter confirmadas nas instâncias superiores as decisões do juiz eleitoral da região.
Em Esplanada, município vizinho à Acajutiba, a situação é parecida. A diferença é que por lá, dos quatro candidatos, três tiveram a candidatura impugnada, entre os quais o atual prefeito Diolando Batista dos Santos (PP), que concorre à reeleição. Djalma Brito Lima (PSD) e José Ademir Bastos da Cruz (PRB). Os três também podem recorrer da decisão. As causas das impugnações não foram divulgadas.
A cidade do Conde, que também integra a região de cobertura da 21ª zona eleitoral, teve um candidato impugnado Paulo Almeida de Oliveira, conhecido como Paulo Madeirol (PSD). As informações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As decisões ainda não podem ser visualizadas no site do TSE – Divulgação de candidaturas – porque os cartórios eleitorais trabalham em ritmo acelerado para concluir a analise dos processos.
Em todo o estado são 1148 candidatos a prefeitos, 1155 a vice-prefeitos e 33086 postulantes à Câmara Municipal distribuídos nos 417 municípios do estado.
(Bocão News)