Os jovens entre 25 e 34 anos que continuam vivendo com os pais: são a chamada geração canguru. Estudo do IBGE, mostra que este é um fenômeno em crescimento no Brasil. Um em cada 5 filhos nesta faixa etária ainda vivia com os parentes em 2002. Hoje, é cerca de um em cada 4 – a proporção passou de 20 para 24% no período, em termos mais precisos. O fenômeno é tão mais forte quanto maior a renda da família e são os homens que apreciam mais o aconchego do lar: eles respondem por 60% dos casos, segundo o IBGE.
Mas afinal quais os motivos que levam esses jovens a não saírem de casa? Será um fenômeno apenas no Brasil? Qual o sexo deles? Qual a renda dessas famílias?
Segundo presidente do os motivos que levam esses jovens são:
O conforto e o comodismo ou a falta de condições financeiras em alguns casos;
Trata-se de um fenômeno mundial, quando mais rico o país, mais os filhos querem ficar na casa dos pais;
A possibilidade de investir na formação para ter mais chances no mercado de trabalho;
A maioria desses jovens, 60% são homens e 40%, mulheres;
E estão em uma faixa de renda mais alta.
Entretanto o mesmo estudo aponta que enquanto os homens optam por ficarem na casa dos pais para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho, as mulheres em contrapartida ficam em casa para cuidar de pais doentes ou dos parentes idosos que precisam de alguma assistência.
Na contra mão da geração temos a geração neném, recentemente uma novela global esteve abordando esse assunto. São eles jovens de 15 a 29 anos que nem estudam nem trabalham, são compostos em sua maioria por mulheres entre 25 a 29 anos. E em sua maioria são mães adolescentes, de renda baixa.
Na geração canguru ser auto-suficiente e formar sua família também só começam após uma carreira consolidada e uma condição social semelhante à dos pais ou por vezes até melhor. A nossa sociedade moderna é muito mais liberal e a casa da família não apresenta mais tantos empecilhos, nem mesmo sexuais, (namoradas e namorados dormem em casa de pais) como antigamente. Além disso, as despesas geralmente são pagas pelos pais, e a renda do jovem canguru fica integralmente livre para ele atender às suas necessidades de consumo – sejam de estudos ou diversão. As vantagens são muitas, casa limpa, arrumada, comida pronta, roupa lavada, e não se preocupar com as despesas no fim do mês!
Por Andréa Luz/ Ptn News