Existe uma boa notícia para quem tem uma grande sensibilidade a cheiros: Esta característica pode fazer com que você tenha mais prazer no sexo. De acordo com um estudo publicado no periódico Archives of Sexual Behavior, mulheres com um maior olfato apresentaram uma maior frequência de orgasmos durante a relação sexual.
A pesquisa foi liderada por Johanna Bendas, da Universidade Técnica de Dresden. Ela selecionou 42 mulheres e 28 homens com idades entre 18 e 36 anos, e analisou a sensibilidade à odores deles.
Utilizando mini bastões com aromas, ela mensurou a capacidade de cada participante em descobrir a origem dos odores artificiais. Logo em seguida, os integrantes da pesquisa responderam a uma série de perguntas sobre seus níveis de desejo sexual e a qualidade da experiência, isto é, a frequência em que tinham orgasmos e o quanto eles se sentiam satisfeitos depois de uma relação sexual.
Saiba mais: 5 maneiras de usar a camisinha para ter mais prazer na transa
Por último, eles responderam questões sobre suas performances na cama (com qual frequência transavam, e quanto tempo durava o sexo).
A análise não encontrou relação entre uma grande sensibilidade a odores e um maior desejo ou performance sexual. Porém, uma maior sensibilidade olfativa tem relação com uma melhor experiência sexual.
“A interação sexual parece ser enriquecida pelo olfato. A percepção de certos odores corporais contribui para o prazer, estimulando áreas de recompensa cerebral”, explica Johanna em entrevista ao USA Today.
Os pesquisadores sugerem que fluidos vaginais, esperma e suor potencializam a qualidade do sexo, aumentando os níveis de excitação através do aroma que essas substâncias produzem.