UBATÃ: SEM TERRAS INVADEM INSTALAÇÕES DA USINA DE FUNIL

IMG_20130429_073841_0
Sem terras invadem Usina de Funi
Foto: Reportagem Rádio Povo AM

Cerca de 300 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e da comissão Pastoral da Terra (CPT) invadiram as instalações da Usina de Funil, pertencente a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na manhã desta segunda-feira (29). Segundo informações, o sem terra .passaram pela guarita, adentram na usina e ocupam as salas de operação, bem como alguns setores da usina

Usina de Funil
Foto: Notícias de Ubatã

Segundo informações da Rádio Povo AM, os manifestantes ameaçam cortar o abastecimento de energia o que provocaria um “apagão” em metade do território baiano. Os invasores pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Assentados e Acampados do Sul da Bahia (conhecido como Ceta-Sul). Eles teriam dominado quatro seguranças para abrir os portões e permitir a entrada das pessoas que ocuparam parte das instalações.

Ainda segundo a emissora, o objetivo da ação, segundo os líderes do MST, é pressionar o governo a aumentar as áreas de assentamento e o crédito agrícola. A invasão, segundo os trabalhadores rurais, é para chamar a atenção para a morosidade da reforma agrária. A princípio, não existe prazo para os manifestantes desocuparem, por conta própria, o local invadido.