A cometido de uma rara doença que afeta o funcionamento do intestino, Flaviano Hanã, 24 anos, usou a tribuna da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira, (22), para fazer um apelo e conseguir financiamento para o seu tratamento. Além de relatar sobre sua doença, Hanã também pediu a colaboração dos Vereadores e comunidade para ajudá-lo nessa causa.
“A medicação tem um custo alto e o governo não a disponibiliza. O melhor tratamento para essa doença é na cidade de São Paulo e as despesas ficam inviáveis, pois no momento estou sem condições”, disse Flaviano.
A doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. O Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.
Tratamento
Ainda não se conhece a cura para a doença de Crohn. Mesmo quando ocorrem períodos de remissão espontânea, as crises podem recidivar.
O tratamento é instituído de acordo com a fase de evolução da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. Basicamente, ele se volta para conter o processo inflamatório, aliviar os sintomas, prevenir as recidivas e corrigir as deficiências nutricionais. Nas fases agudas, pode ser necessário administrar corticosteroides por via oral.
Se o paciente não responder a esse tratamento, existem drogas imunossupressoras que induzem períodos de remissão clínica, mas podem ter efeitos colaterais adversos. Na maioria dos casos, a intervenção cirúrgica fica reservada para os quadros graves de obstrução intestinal, doença perineal, hemorragias e fistulas. Diario Paralelo*.