MORADOR ENCONTRA COBRA SUCURI NA PORTA DE CASA EM SALVADOR

Um morador do bairro de Narandiba, em Salvador, foi surpreendido na noite de domingo (1º) ao avistar uma cobra em frente a sua casa. “Acho que ela saiu de uma rede de esgoto, ia comer meu gato”, afirma Juscelino Macedo. Juscelino e outros vizinhos se reuniram e conseguiram prender o animal em um saco de nylon, que foi colocado no banheiro da casa onde vive. “Ela [cobra] passou a noite dentro do banheiro, não deixou ninguém dormir, se batendo”, conta.
Uma equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama recolheu o animal na manhã desta segunda-feira (2). O coordenador do Centro, que participou do resgate do animal, informou que é comum encontrar cobras das espécies sucuri e jiboia em Salvador. ”Elas aparecem pela oferta de alimentação, como ratos, gatos ou cachorros pequenos”, explica Josiano Cordeiro Torezani, coordenador do Cetas. O profissional destaca que, embora se alimente basicamente de animais de pequeno porte, as cobras devem ser mantidas no local em que são encontradas até a chegada de uma equipe preparada para manuseá-la. “O pessoal que capturou poderia se machucar. O certo é, apareceu uma cobra, mantém ela quieta até que as autoridades cheguem”, pontua.
A cobra encontrada em Narandiba foi levada para a sede do Cetas, mas será devolvida à natureza. “Levamos os animais para áreas mais preservadas, em Salvador temos o 19BC [Batalhão de Caçadores do Exército], Pituaçu [parque]… No caso dessa sucuri, ela será levada para o Litoral Norte”, conclui. Aos finais de semana, a remoção de animais pode ser solicitada à Polícia Ambiental, pelo telefone 71 3116-9151 ou 71 3116-9150, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 190. Já o Cetas atende durante a semana pelo telefone 71 3433-1241. (G1)