Wenceslau Guimarães, na Bahia, tem surto de malária com uma morte e 7 casos confirmados

A cidade de Wenceslau Guimarães, baixo do sul da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador, vive um surto de malária, com uma morte registrada e sete pessoas sendo tratadas com quadro confirmado da doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o órgão, a morte foi de um homem de 33 anos, ocorrida no dia 16 de janeiro.

A secretaria informou que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas. Ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade ou se alguém contraiu a doença durante viagem.

Mosquito transmissor da malária se reproduz e se alimenta na beira de rios (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A Secretaria de Saúde ressaltou que classifica o cenário como “surto localizado” em Wenceslau Guimarães, sem haver registros da situação no restante do estado.

A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas.

Os sintomas incluem mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração. No caso do plasmodium do tipo falciparum, pode ocorrer uma grave anemia, potencialmente fatal.

 

Mosquito Anopheles stephensi, transmissor da malária, picando uma vítima (Foto: (Foto: Jim Gathany/CDC/Reuters))

Mosquito Anopheles stephensi, transmissor da malária, picando uma vítima (Foto: (Foto: Jim Gathany/CDC/Reuters))

Fonte: G1