VALENÇA: REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO “MOVIMENTO UFRB JÁ”

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (07/10) no Centro de Cultura de Valença, a Audiência Pública do “Movimento UFRB já”. A Audiência contou com a presença de vários estudantes de Valença, tanto da rede Municipal, Estadual e Federal, Vereadores: Fabricio Lemos, Adailton Francisco, Vavá, Tácio Lima, Vane Costa, Ei, Jairo Baptista, Reginaldo Araújo e Antônio Augustinho; Prefeita Jucélia Nascimento, Deputados e o Reitor da UFRB – Universidade Federal da Bahia, Sr. Paulo Gabriel Soledade Nacif (Imagem ao lado).

A criação da UFRB para a Bahia obteve uma manifestação favorável no ano de 1822, quando após uma reunião realizada pelo Senado da Câmara de Santo Amaro se alimentou o sonho de se instituir uma universidade na Bahia.


Após no ano de 2003 ocorrerem Audiências Publicas em municípios da região, inclusive Valença, foi criada uma Lei de número 11.151 de 29 de Julho de 2005 (Veja Aqui), pedindo o desmembramento da UFRB para os municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira. Recentemente aprovou-se mais dois centros de ensino, um em Feira de Santana e outro em Santo Amaro. O intuito desta Audiência Pública em Valença é que seja aprovado um centro para o município.

 Para o Reitor da UFRB, Paulo Gabriel “Não é possível que de Santo Antônio até Ilhéus não se tenha um Campus de uma Universidade Federal. Afinal de contas estamos no Brasil ou isso aqui não é Brasil? É fundamental que tenhamos o bloco da educação superior nessa região. E não é por menos que quando elaboramos o projeto da UFRB colocamos o nome de Valença e Nazaré”.

“A Universidade trará benefícios para todos” disse Martiniano. Um Campus da UFRB em Valença motivará o Comercio, o desenvolvimento, além da ampliação e melhor acesso do Ensino Superior Público, gratuito no município e no Baixo Sul.
Nas Malhas da Lei