ABSURDO!: POLÍCIA MILITAR DESTRÓI ROÇA DE MACONHA, PRENDE TRÊS E É OBRIGADA A LIBERÁ-LOS PORQUE DELEGACIA DE TEOLÂNDIA ESTAVA FECHADA

Policiais do PETO e agentes da SME da 60ª CIPM destruíram uma roça da erva Canabis Sativa, popularmente conhecida por Maconha, que era cultivada em um terreno de difícil acesso na região do Alto de Paulo Bispo, Wenceslau Guimarães. O plantio tinha aproximadamente 100 pés da erva, já prontos para a comercialização e uso.


O local do cultivo fica próximo ao Iraque e era cercado por plantações diversas, que tinham a finalidade de ocultar a droga. Os policiais chegaram por volta das 17h e fez o cerco em uma casa onde mora o suspeito do plantio. Ele não estava no local no momento da abordagem, mas dentro da residência havia uma espingarda de fabricação industrial com dois canos e nas imediações da casa havia uma moto com licenciamento atrasado desde 2003 e restrição financeira, o que caracteriza o veículo “pocado” ou “Poquenon”, como é popularmente chamado.

Embora o principal suspeito não tenha sido preso, outras três pessoas foram detidas, suspeitas de participação no cultivo da droga. Elas foram encaminhadas, junto com o material apreendido, para a delegacia de Teolândia, plantão do final de semana.

Foi quando a Polícia Militar encontrou outro problema. A delegacia estava FECHADA e a guarnição ficou impossibilitada de apresentar os detidos, bem como o material apreendido desde as 18h de ontem. Após várias tentativas de resolver o problema, o Comandante da 60ª CIPM, entrou em contato com a delegacia regional, quando lhe foi proposto encaminhar o problema para Valença, distante cerca de 100 km.


O Comandante achou inviável e determinou aos policiais que mantivessem os presos e o material no Quartel até a chegada do delegado titular de Teolândia, o Drº Roberval, que não estava na cidade e informou que chegaria as 22h, o que não aconteceu. Por volta das 00h, os presos foram liberados e a droga mantida na Viatura. Até as 8h de hoje, 12, o delegado não havia chegado ainda e todo o trabalho da Polícia Militar foi em vão.

O comandante relatou ainda que os plantões do final de semana tem sido problema para a Polícia Militar que prende e não tem a quem apresentar, sendo as vezes obrigada a liberar os detidos, como neste caso. Elogiou, entretanto o Drº Canindé, delegado titular de Wenceslau Guimarães, que ao contrário tem sido um grande parceiro da PM e disse ainda que quando o plantão é deste delegado, a Polícia Militar não encontra nenhuma dificuldade para a execução do serviço. Relatou ainda que o problema manteve os policiais ocupados desnecessariamente, sendo que poderiam estar atendendo a outras ocorrências.

Produção: Arautos de Teolândia