ESTUDO DIZ QUE CRIANÇA SEM HORÁRIO PARA DORMIR TEM MAIS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.cqonIBbY4T
Crianças sem horário certo para dormir podem apresentar maior risco de problemas de comportamento, além de dificuldades emocionais, como hiperatividade ou ansiedade.
A afirmação é de um estudo britânico realizado com mais de 10 mil crianças publicado nesta segunda-feira (14) na revista Pediatrics.
De acordo com os pesquisadores, horários irregulares para dormir, assim como dormir pouco, afetam de forma negativa o ciclo circadiano, ou relógio biológico, da criança.

Desse modo, a alterações prejudicam o ciclo responsável por gerenciar o funcionamento do corpo e por regular, por exemplo, o apetite, os horários de sono e o humor. “Alterar constantemente a quantidade de horas em que você dorme por noite ou então ir para a cama em horários diferentes a cada dia é como bagunçar o seu relógio biológico.
Isso impacta a forma como o seu corpo será capaz trabalhar no dia seguinte”, afirma Yvonne Kelly, pesquisadora da Universidade College London e coordenadora do estudo. Na pesquisa, foram considerados hábitos como o horário de ir para a cama e quantidade de horas dormidas, de segunda a sexta.
O estudo mostrou também que ter horários irregulares para dormir é mais comum entre crianças de famílias de baixa renda, com pais com níveis mais baixos de escolarização.
Crianças desse grupo estariam mais expostas a outros hábitos prejudiciais, como pular o café da manhã e passar muito tempo na frente da televisão. As crianças tinham entre três, cinco e sete anos de idade. Além disso, pais e professores responderam a questionários sobre o comportamento das crianças. Informações da Veja.