Coluna: Lene Muniz
Na sociedade contemporânea a busca por um padrão de beleza tornou-se uma corrida contra o tempo, a cada segundo é uma nova informação, novo tratamento estético, um novo produto com formulas milagrosas surgem no mercado. Criando assim, uma nova tendência e estilo cada vez mais sedutor.
A beleza tem levado os povos a pensarem estratégias competitivas e a imagem pessoal insere-se nesse mundo, marcado por intensas transformações. Notamos que nos últimos tempos surgiram vários concursos de beleza, que mexe com o desejo de homens e mulheres.
É notável que os concursos de beleza oportunizam de maneira mais rápida o reconhecimento estético.Também podem produzir mudanças nos comportamentos, e cada vez mais, percebemos que os padrões mostrados pela mídia estão sendo seguidos.
Além de proporcionar que todas as pessoas participem, sem distinção de classe social, isso é importantíssimo. Vivemos em uma sociedade que pratica a discriminação e atos de racismo com frequência. E são recorrentes atos que minimizam os outros que se diferenciam da ditadura da beleza, pessoas e grupos que não correspondem aos padrões estabelecidos por uma sociedade classista e racista, que valoriza a tipos de inteligência que lhe convém, estabelece modelos de saudável, modelo de homem branco, jovem, bom, bonito, e bem-sucedido, e, ainda, o que se denomina cristão, rico e sem deficiência aparente.
No último dia 11 de dezembro foi a final de um dos concursos que valoriza a bela que a mídia e a sociedade não reconheciam, “Beleza Negras”, vem sendo realizado desde 2015, em Santo Antonio de Jesus.
A valorização da beleza, talento e da raça, genuinamente, brasileira e, claro, descoberta de novos modelos ao mercado publicitário e fashion, essa foi a conquista da Jovem Eva Marilia,com beleza e simpatia e conquistou o título de MIS Garota Revelação 2016, representando a cidade de Presidente Tancredo Neves-BA.
Eva Marilia que mede 1,55m e pesa 46 kg, é estudante, atualmente reside em Santo Antonio de Jesus. Participou do concurso “Beleza Negra”. O primeiro evento deste ano aconteceu em Santo Antonio de Jesus, Eva com determinação, beleza e simpatia ficou entre as 30 garotas classificadas. Ainda em Santo Antonio participou de outra seleção para final, e como não poderia ser diferente, conseguiu chegar na final com muito carisma.
Com sua determinação procurou realizar um sonho de menina, influenciada pela Rainha dos baixinhos Xuxa, e mostrou a beleza das mulheres negras, que sintetiza como “guerreiras e valentes, que lutam para romper no dia-a-dia as barreiras do racismo, do preconceito. Sim Eva Marilia, você é uma pérola, e todos os tancredenses estão orgulhosos de você.
Escritora Lene Muniz