A LG lançou nesta quarta-feira o tablet G Pad no Brasil. O produto, que tem tela de 8,3 polegadas e memória de 16 GB, chega às lojas de comércio eletrônico com preço de 1.099 reais e o objetivo de competir diretamente com o Galaxy Note 8.0 e novo iPad Mini. O G Pad é o primeiro tablet lançado pela LG desde fevereiro de 2011. Um destaques do dispositivo é a qualidade da tela, com resolução Full HD Plus (1.920 x 1.200 pixels), um pouco superior à adotada pelas atuais TVs Full HD disponíveis no mercado. Com tecnologia IPS, a tela permite ver imagens com qualidade, mesmo quando o usuário não está posicionado à frente da tela, e cores mais vivas. Na parte interna, o G Pad é equipado com o processador Snapdragon 600 de 1,7 GHz com quatro núcleos e 2 GB de memoria RAM. Essa configuração permite que o tablet apresente uma experiência de uso bastante rápida. A câmera traseira tem 5 megapixels e a câmera frontal tem 1,3 megapixel. As imagens, contudo, deixam um pouco a desejar por ficarem granuladas. O modelo, porém, compensa pela qualidade do áudio. Em geral deixado em segundo plano pelos fabricantes, o áudio recebeu atenção especial da LG com dois autofalantes separados na parte traseira do produto. Um deles é dedicado aos sons graves, enquanto o segundo reproduz sons intermediários e agudos. A exemplo da Samsung, que investe em aplicativos exclusivos, a LG traz novos recursos ao G Pad. Um deles é o Knock On, que permite desbloquear a tela do produto com duas leves batidas, como se o usuário estivesse batendo em uma porta. O aplicativo Q Pair permite receber notificações de ligações e mensagens de texto (SMS) enviadas para smartphones Android, na tela do tablet. A empresa retorna ao mercado de tablets quase três anos depois de lançar o Optimus Pad, em fevereiro de 2011. O produto foi um dos destaques do Mobile World Congress, maior congresso de mobilidade do mundo, por permitir a filmagem e exibição de imagens em 3D. Contudo, o produto não chegou às lojas brasileiras. O G Pad, mostrado pela LG pela primeira vez na IFA, feira de eletrônicos realizada em setembro de 2013 em Berlim (Alemanha), chegou às lojas dos Estados Unidos no final de 2013. “Durante algum tempo, a LG precisou focar no desenvolvimento de novos smartphones para ganhar mais peso no mercado. Agora, investir em tablets volta a fazer sentido”, diz Fábio Faria, gerente de marketing para dispositivos móveis da LG para o Brasil.