Nosso sistema respiratório sente, e muito, as consequências de estar diariamente sujeito à poluição, degradação que muitas vezes não vemos. Mas e quando gases, fumaças e outros elementos nocivos tomam forma?
O artista chinês Wang Renzheng usou, por quatro horas, durante 100 dias, um aspirador industrial para sugar o ar de Pequim, que entrou recentemente em estado de alerta vermelho ao alcançar recorde histórico em seu índice de poluição do ar. Em seguida, Wang assou numa forma a poeira coletada e o resultando foi um tijolo de poluição.
A performance de Wang, de 34 anos, aguçou a curiosidade dos transeuntes, que lhe lançavam perguntas sobre sua ação, sugerindo que ele fosse algum agente de saneamento local. Ele chegou até mesmo a receber convites para limpar casas.
O projeto do artista recebeu o nome de Dust Project (Projeto Poeira), e por meio dele Wang pretende aguçar o sentido do público em relação à qualidade do ar da China: “Este não é um problema a ser ignorado, e eu quero ampliá-lo tanto que você não possa ignorá-lo”.
O pó que começou a ser captado em 24 de julho chegou a 100 gramas, superando a expectativa de Wang, que adicionou à coleta uma mistura usada para fabricar tijolos. O primeiro bloco se juntará à sequência que o artista pretende criar: “Ele deve simplesmente desaparecer como uma gota d’água que vai para o mar”, concluiu.