Acidente vascular cerebral (AVC) e eu com isso?

4
Foto: Reprodução

Por. Eliane Cerqueira

Você sabia que o acidente vascular cerebral (AVC) popularmente conhecido como “Derrame cerebral” mata mais de 6,2 milhões de pessoas no mundo, a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde? Somente no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, são registradas cerca de 68 mil mortes anualmente ,sendo, o  AVC uma das fundamentais causas de morte no Brasil e em outros países do mundo.

Um AVC ocorre quando o abastecimento de sangue a uma parte do cérebro é evitado ou por uma obstrução ou por uma hemorragia, ou seja, o acidente vascular cerebral pode ser de dois tipos: O isquêmico (obstrução)  que ocorre devido ao entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro ou do tipo hemorrágico que ocorre em decorrência do rompimento de um vaso dentro do cérebro causando derramamento de sangue e consequentemente alteração, inchaço no local.

 Estatísticas mostram que essa doença cerebrovascular tem atingido pessoas cada vez mais jovens. Em 2012, quatro mil pessoas entre 15 e 34 anos foram internadas por causa do problema no país sendo uma das justificativas apresentadas para o aumento da ocorrência em jovens ,os hábitos de vida de cada indivíduo. De acordo com o Ministério da Saúde, o fumo é responsável por cerca de 25% das doenças vasculares, entre elas, o derrame cerebral. 

Essa doença cerebrovascular pode ser prevenida com hábitos saudáveis de vida, pois  várias enfermidades que atuam como fator de risco  para a incidência do AVC, como o diabetes e a obesidade são enfermidades decorrentes de práticas inadequadas típicas da sociedade moderna.  Estar acima do peso ,por exemplo, é um fator de risco para o aumento da pressão arterial, para o diabetes e ,consequentemente, aumenta o risco de AVC.

Como já discutimos em outros textos aqui no PTN NEWS, uma dieta saudável e exercícios regulares ajudarão a controlar seu peso e diminuir as chances de um acidente vascular cerebral. O AVC não é mais um mal que atinge apenas os idosos. Os jovens estão mais expostos no cenário atual em que o sedentarismo, o colesterol alto, a obesidade, o diabetes são fatores determinantes para um acidente vascular e não são enfermidades exclusivas dos idosos.

São vários os sintomas de um AVC tais como: Dor de cabeça repentina e intensa sem motivo aparente; sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; desmaios; alteração na fala; dentre outros. Fique atento, pois a agilidade no atendimento de um acidente vascular cerebral é primordial para a redução de sequelas no paciente. Quanto mais rápido for diagnosticado maiores são as chances de menores sequelas.

PTN NEWS